Ocorrências policiais na região de Nova Russas e Crateús

 

Criança de dois anos morre após ser atingida por pneu em Pedra Branca

Uma criança de 2 anos é 7 meses atingida por um pneu na localidade de Santa Cruz do Banabuiú, na zona rural de Pedra Branca, morreu na tarde desta quinta-feira (10/07), após dar entrada no Hospital de Tauá. 

Segundo o que foi apurado no local, a garotinha Isis Maria Ferreira, brincava na área de oficina e teria subido em um pneu de caminhão. Logo depois ela caiu e o pneu de caminhão também caiu atingindo a cabeça dela. 

Com o impacto, a menina apresentou sangramentos pelo ouvido, boca e nariz, com suspeita de traumatismo cranioencefálico.

Inconsciente, Isis foi socorrida para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima em Tauá, onde a equipe médica realizou todos os procedimentos de reanimação, mas ela não resistiu.

Isis é filha da Sra. Bárbara, que trabalha em uma loja de material de construção, situada nas proximidades da oficina onde o acidente ocorreu. Ela estava matriculada na Creche João Paulo Soares.

O caso provocou forte comoção da comunidade de Santa Cruz do Banabuiú.

O corpo foi encaminhado ao IML de Tauá.

Acusado de estupro é apreendido após tentar invadir casa armado com facão em Santa Quitéria

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no fim da manhã desta quinta-feira (10), após uma tentativa de invasão a uma residência no bairro Menezes Pimentel, em Santa Quitéria, pertencente ao empresário Arnaldo Protásio, que não estava no local no momento do ocorrido.

Segundo a polícia, apenas funcionários estavam na casa quando perceberam uma movimentação suspeita nos fundos da propriedade.

Um dos trabalhadores viu o menor com um facão no muro e gritou, momento em que o delinquente ainda fez um gesto para que não alardeasse. A Polícia foi acionada imediatamente.

O suspeito fugiu do local, mas foi localizado momentos depois pela equipe policial no bairro Wagner Andrade. Após a apreensão, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos e acabou sendo liberado, devido à idade.

Na delegacia, negou a tentativa de invasão e disse que estava caçando quando entrou no terreno da residência à procura de um cachorro.

Conforme registro policial, ele já havia sido apreendido no ano passado, por ter praticado um estupro e importunado uma mulher, próximo a um motel na CE-366.

Em razão disso, chegou a cumprir medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Sobral por um período de três meses e recentemente, deixou o local.

Acusado de violência doméstica é preso em Crateús por descumprimento de medida protetiva

Nesta quinta-feira (10), por volta das 15h00, policiais militares da viatura VTR 7771 foram acionados via Ciops para atender a uma ocorrência de violência doméstica com descumprimento de medida protetiva de urgência, na Rua Clóvis Catunda, nº 71, Bairro Cidade Nova, Crateús.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima, que relatou estar sendo ameaçada e prejudicada há bastante tempo por seu filho de criação, identificado como Kelwen Coelho Melo, de 30 anos.

Segundo ela, o acusado já teria praticado furtos e causado diversos prejuízos, e, na manhã desta quinta, teria invadido a residência e furtado uma rede, que posteriormente foi trocada por drogas.

A vítima não apresentava lesões aparentes, mas diante do histórico de reincidência e do descumprimento da medida protetiva, os policiais conduziram ambas as partes à Delegacia de Polícia Civil de Crateús, onde Kelwen foi autuado em flagrante por violência doméstica, conforme os dispositivos da Lei Maria da Penha.

Acusado, Kelwen Coelho Melo, 30 anos, natural de Crateús, residente na Rua Clóvis Catunda, Bairro Cidade Nova.

Observação: O acusado já havia sido preso anteriormente pelo mesmo tipo de crime.

Raio prende dois homens em Nova Russas durante ação para recuperar celular roubado

Policiais do Raio realizaram duas prisões na tarde desta quinta-feira (10/07), no Distrito de Espacinha, zona rural de Nova Russas, envolvendo um caso de receptação e cumprimento de mandado de prisão.

A ação ocorreu por volta das 15h45, após informações repassadas pelo serviço de inteligência da Polícia Civil da 1ª Seccional Sul (PC Russas).

Segundo a Polícia, a equipe recebeu a localização de um celular roubado no dia 28 de maio de 2025, na cidade de Jaguaruana. O aparelho — um Xiaomi Redmi 13C — estaria no distrito de Espacinha.

Com base nas informações, as equipes Raio 01 e Raio 02 iniciaram diligências e abordaram Vanderley Silva Sabino, de 23 anos, que confirmou possuir um aparelho com as mesmas características.

Após verificação do número IMEI, ficou comprovado que se tratava do celular roubado. Vanderley alegou ter comprado o telefone pela internet e mencionou que seu irmão possuía os comprovantes da compra.

Ao chegar à Delegacia de Nova Russas, o nome do irmão — Valtemberg Silva Sabino — foi informado ao escrivão, que constatou a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele.

A equipe retornou ao distrito e conseguiu capturar Valtemberg, que tentou fugir pelo matagal e foi localizado dentro de um açude. Ambos foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús, onde os procedimentos cabíveis foram realizados.

·         Vanderley Silva Sabino, 23 anos, preso acusado de receptação;

·         Valtemberg Silva Sabino, preso por mandado de prisão em aberto.

Objeto recuperado: celular Xiaomi Redmi 13C, roubado em Jaguaruana.

Força Tática cumpre mandado de prisão e apreende armas de fogo na zona rural de Crateús

A Polícia Militar, por meio da Força Tática, cumpriu um mandado de prisão e apreendeu armas de fogo nesta quinta-feira (10/07), na localidade de Realejo, zona rural de Crateús.

A ação ocorreu por volta das 16h, com o apoio das equipes Força Tática Alpha (VTR 7703) e Bravo (VTR 7671), no contexto da Operação Muralha, a partir de informações do Serviço de Inteligência do 7º BPM, utilizando o sistema PROCUMPRI.

O alvo da operação era Antônio Marcos de Souza Lima, de 54 anos, contra quem havia um mandado de prisão expedido pela Vara Única Criminal de Crateús.

O acusado foi localizado em sua residência e, ao ser abordado, confirmou a posse de duas espingardas artesanais, autorizando a entrada dos policiais no imóvel.

Durante a busca, foram apreendidas duas espingardas tipo socadeira, que estavam no interior da casa.

Antônio Marcos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

·         Acusado: Antônio Marcos de Souza Lima, 54 anos, residente na localidade de Realejo – Crateús;

·         Material apreendido: 02 espingardas artesanais tipo socadeira;

Operação: Muralha – 7º BPM, Força Tática ALPHA e BRAVO.

Polícia Militar apreende adolescentes autores de assalto na cidade de Tianguá

Nesta quinta-feira, dia 10 de julho de 2025, por volta das 18h30min, a composição da viatura 31CI22, sob o comando do Cabo Murilo, realizava patrulhamento pela Rua Imaculado Coração de Maria, em Tianguá, quando foi informada por populares que dois indivíduos armados haviam embarcado em um veículo Ônix de cor prata, com adesivos da empresa de transporte por aplicativo Ubiz Car, seguindo em direção à BR-222.

De imediato, os policiais iniciaram o acompanhamento tático e conseguiram realizar a abordagem do veículo. Durante a ação, foram apreendidos:

·         01 revólver calibre .38, marca Rossi

·         01 arma artesanal tipo “macaquinha”, calibre .380

·         02 carregadores

·         25 munições calibre .38

·         09 munições calibre .380

·         01 celular Redmi

·         01 celular Samsung

O motorista do aplicativo, os dois suspeitos e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá para os procedimentos legais.

A delegada Juliana Pinheiro Silva autuou os dois adolescentes:

·         Um de 17 anos, natural de Sobral/CE

·         Outro de 15 anos, natural de Tianguá/CE, com passagens por dois homicídios em 2024 e envolvimento com o tráfico de drogas

Os dois foram autuados por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo (art. 14 do Estatuto do Desarmamento).

Tauaense é assassinado numa Penitenciária de Itaitinga

O tauaense Francisco Erlânio Jorge da Silva, 36 anos, vulgo "Lano”, foi assassinado a golpes de cossoco na noite de ontem quarta-feira (09) dentro da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto UP-Itaitinga ll, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ele tinha sido retirado da cela para atendimento jurídico e logo depois, foi encontrado com várias perfurações produzidas por objeto perfurocortante.

Segundo a direção da penitenciária, o caso foi comunicado à Divisão de Homicídios que conduziu os internos que estavam com o tauaense para serem ouvidos na Delegacia e esclarecer as circunstâncias do crime.

Lano estava recolhido ao cárcere desde o dia 03 de junho de 2024, quando foi ao Fórum Dr. Fábio Augusto Moreira de Aguiar em Tauá, para assinar cautelares, e acabou preso pela Policia Civil de Tauá, em cumprimento de mandado de prisão expedido pelo 6º Núcleo de Inquérito e Custódia de Crateús.

O Delegado Dr. Danilo Távora disse que Lano tinha envolvimento com organizações criminosas, o que pode ter sido a motivação crime.

O corpo do tauaense foi levado para exame de Necropsia e após a liberação será trasladado para Tauá. Seus familiares residem no Bairro Aldeota.

Homem deixa bilhete exigindo Pix de R$ 60 mil para não matar ex-patrão

Um caminhoneiro foi preso em Jaguaribe, no interior do Ceará, após deixar um bilhete em uma empresa exigindo o pagamento de R$ 60 mil, a ser transferido via Pix, para que o ex-patrão dele não fosse assassinado. A captura do suspeito ocorreu na quarta-feira (9).

Imagens da câmera de segurança da empresa, localizada em Limoeiro do Norte, registrou o momento que o homem chegou em uma carreta, fixou o bilhete anônimo com a ameaça de morte no portão de entrada do estabelecimento e fugiu do local. 

O empresário ameaçado registrou um boletim de ocorrência, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou a carreta conduzida pelo suspeito no quilômetro 303 da BR-116, em Jaguaribe.

Ao ser confrontado pelos agentes com as imagens das câmeras que flagraram o momento que o bilhete foi deixado, o condutor confessou ser o autor da extorsão e alegou ter agido sob ameaça de criminosos, que o obrigaram a fixar o bilhete na empresa da vítima.

"O suspeito afirmou, ainda, que já havia trabalhado para a vítima, bem como informou que, por não possuir chave Pix, indicou a chave Pix de um amigo para determinar a conta na qual deveria ser depositada a quantia exigida", disse a PRF.

Após a prisão, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, onde foi autuado por extorsão.

Polícia encontra quase 230 quilos de drogas escondidos em gabinetes de computadores no Ceará

 

A Polícia Civil encontrou nesta quinta-feira (10) 229 quilos de drogas escondidos dentro de gabinetes de computadores. A apreensão ocorreu no Bairro Parangaba, em Fortaleza.

 

A carga é proveniente do estado do Amazonas, de acordo com as equipes policiais. No interior dos equipamentos, foram encontrados aproximadamente 213 quilos de skunk, uma variante mais potente da maconha, e 16 quilos de cocaína.

 

Ainda conforme a investigação, um homem de 34 anos, que estava com a carga, foi preso em flagrante pelas equipes. Ele foi autuado por tráfico de drogas e está à disposição da Justiça.

 

A troca de informações entre as polícias do Ceará e do Amazonas resultaram na descoberta de um esquema interestadual de tráfico de drogas, que utilizava equipamentos eletrônicos para transportar entorpecentes.

 

Outras prisões e apreensões foram realizadas:

 

No dia 4 de julho, em Manaus (AM), foram apreendidos mais de 600 quilos de skunk, avaliados em mais de R$ 12 milhões, que estavam escondidos em air fryers e tinham como destino os estados do Ceará e Pará. Duas pessoas foram presas em flagrante durante a ação.

 

Já na quarta-feira (9), após nova troca de informações entre as polícias do Amazonas e do Pará, foram apreendidos cerca de 152 quilos de maconha do tipo skunk em um porto localizado na Avenida Arthur Bernardes, bairro da Pratinha, em Belém (PA).

 

A droga estava escondida em 38 air fryers acondicionadas em um caminhão-baú, transportado a bordo de uma embarcação vinda de Manaus. O destino final da carga ilícita era a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

 

Após triplo homicídio, Residencial em Fortaleza registra novo tiroteio e operação policial

As últimas horas para os moradores do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, foram marcadas por tensão. Um triplo homicídio foi registrado no local, na última quarta-feira (9). E, nesta quinta (10), houve um novo tiroteio e uma operação policial, no condomínio.

A reportagem recebeu informações que uma facção criminosa, que não é dominante no Residencial, promoveu um tiroteio em via pública, por volta de 7h desta quinta (10), em busca de atingir criminosos da facção rival - que dominam o tráfico de drogas na região.

Ao ouvir os tiros, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) - que realizava patrulhamento na área - se deslocou para a ocorrência e conseguiu a apreensão de um revólver calibre 38.

"Imediatamente, os militares iniciaram diligências e visualizaram indivíduos suspeitos se evadindo entre os blocos do condomínio. Apesar das buscas, os suspeitos não foram localizados. No entanto, a arma de fogo foi encontrada e apreendida", informou a PMCE, em nota.

A arma de fogo foi levada ao 13º Distrito Policial (13º DP), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), onde foi instaurado procedimento policial para a apreensão. A Unidade investiga a ação criminosa.

Dezenas de policiais militares foram deslocados para o Residencial José Euclides Ferreira Gomes, nas horas seguintes, para intensificar o combate à atuação das facções criminosas no local. 

A Polícia Militar do Ceará informou à reportagem que "uma segunda ocorrência está em andamento na delegacia" e que mais detalhes serão divulgados, após a conclusão do procedimento.

Tentativa de chacina no Residencial

Uma tentativa de chacina foi registrada no Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Jangurussu, na tarde da última quarta-feira (9). Dois homens morreram no local e um terceiro morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após serem atingidos por tiros. 

Uma criança de 3 anos também foi baleada e socorrida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da criança.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) enviou nota à reportagem, nesta quinta (10), em que afirma que "segue investigando três mortes registradas, na tarde dessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu - Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza".

Segundo a Polícia Civil, as vítimas do triplo homicídio são um homem de 25 anos, que possuía antecedentes criminais por roubo a pessoa, receptação, lesão corporal dolosa, porte ilegal de arma de fogo, crime contra a administração pública e desacato; um homem de 55 anos; e outro homem, que ainda não foi identificado formalmente.

"As investigações estão a cargo da 3ª Delegacia do DHPP, que realiza diligências com o intuito de identificar e capturar os envolvidos na ação criminosa", completou a Polícia Civil.