Polícia Civil realiza Operação Lisius em cidades do Ceará e de São Paulo para combater grupos criminosos

 

Na madrugada de quinta-feira (23), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou a Operação Lisius, visando combater grupos criminosos que atuam na Região Norte do Ceará.

A ação ocorreu em várias cidades, incluindo Boa Viagem, Madalena, Itaitinga, Quixeramobim, Fortaleza (bairro Serrinha) e até em Praia Grande, no estado de São Paulo.

A operação resultou no cumprimento de 17 mandados de prisão preventiva e temporária pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e participação em organização criminosa, além de 41 mandados de busca e apreensão

Ao todo, 11 pessoas foram capturadas, com idades entre 18 e 43 anos.

Durante as diligências, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, diversas munições, uma motocicleta, 70 gramas de cocaína, 38 gramas de maconha e celulares. 

Seis dos mandados de prisão foram cumpridos contra indivíduos já recolhidos em unidades prisionais.

Destaque da operação


Um dos alvos, um homem de 43 anos apontado como chefe de um grupo criminoso de origem paulista, foi capturado em Praia Grande (SP). Ele já possui antecedentes por tráfico de drogas e roubo.

O mandado de prisão preventiva contra ele foi expedido pela Justiça do Ceará e cumprido com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP).

Forças envolvidas


A operação foi conduzida pela Delegacia Municipal de Boa Viagem, em parceria com as Delegacias Regionais de Crateús e Canindé. Além disso, contou com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Os investigados respondem por crimes como homicídio, tráfico de drogas, corrupção de menores e outros delitos que impactam a segurança da região.

A Operação Lisius reforça o compromisso das autoridades em desarticular organizações criminosas e garantir a segurança nas áreas afetadas.